São Pedro, a pedra fundamental da Igreja

29 de junho é dia deste Santo que também é considerado o primeiro Papa

Terça-Feira, 28 de Junho de 2022 as 21:50

Nesta quarta-feira, 29 de junho, comemoramos o dia de São Pedro, o apóstolo de Cristo que fundou a Igreja Católica. O mesmo apóstolo que negou Cristo por três vezes quando foi confrontado pelos romanos que perseguiram todos os seguidores do filho de Deus. E o mesmo que, em arrependimento, quando foi crucificado, pediu para ser colocado de cabeça para baixo porque "não merecia ser morto da mesma forma que seu mestre.
Nas famosas festas juninas brasileiras nós comemoramos três santos católicos, Santo Antônio dia 13, São João dia 24 e São Pedro dia 29.

CONHEÇA UM POUCO DA HISTÓRIA DE SÃO PEDRO, O PORTADOR DAS CHAVES DO CÉU

São Pedro (1a.C-67) nasceu na Betsaida, na Galileia. Filho de Jonas e irmão do apóstolo André, seu nome de nascimento era Simão. Pescador, trabalhava com o irmão e o pai. Por indicação de João Batista, foi levado por seu irmão André, para conhecer Jesus Cristo. No primeiro encontro Jesus o chamou de Kepha, que em aramaico significava pedra, e traduzido para o grego Petros, determinando ser ele o apóstolo escolhido para liderar os primeiros pregadores da fé cristã pelo mundo. Nessa época de seu encontro com Cristo, Pedro morava em Cafarnaum, com a família de sua mulher.

Pedro foi escolhido como o chefe da cristandade aqui na terra: "E eu te digo: Tu és pedra e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares sobre a terra, será ligado também nos céus". Convertido, despontou como líder dos doze apóstolos, foi o primeiro a perceber em Jesus o filho de Deus.

Junto com seu irmão e os irmãos Tiago e João Evangelista, Pedro fez parte do círculo íntimo de Jesus entre os doze apóstolos. Participou dos mais importante milagres do Mestre sobre a terra. Foi o primeiro apóstolo a ver Cristo após a Ascensão. Presidiu a assembléia dos apóstolos que escolheu Matias para substituir Judas Iscariotes. Fez seu primeiro sermão no dia de Pentecostes e peregrinou por várias cidades.

Encontrou-se com São Paulo em Jerusalém, e apoiou a iniciativa deste, de incluir os não judeus na fé cristã, sem obrigá-los a participarem dos rituais de iniciação judaica. Após esse encontro foi preso por ordem do rei Agripa I. Foi encaminhado à Roma durante o reinado de Nero, onde passou a viver. Ali fundou e presidiu a comunidade cristã, base da Igreja Católica Romana, e por isso segundo a tradição, foi executado por ordem de Nero. Conta-se também que pediu para ser crucificado de cabeça para baixo, por se julgar indigno de morrer na mesma posição de Cristo.

Seu túmulo se encontra sob a catedral de S. Pedro, no Vaticano, e é autenticado por muitos historiadores.

Fonte - Site da Arquidiocese de São Paulo