PARÓQUIA NOSSA
SENHORA DA GUIA

Paroquia Guia

Matrimônio - VI Encontro de Preparação

Assim, eles já não são dois, mas sim uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, ninguém separe". Mateus 19:6

Terça-Feira, 15 de Setembro de 2020 as 08:00

No dia 18/07/2020 iniciou o Primeiro Encontro de Preparação para o matrimônio via Internet, na Igreja Nossa Senhora da Guia. 

Desde lá, os fiéis ....

A inscrição é feita na secretaria da Paróquia (Aberta de Segunda a Sexta-feira das 14hs às 18h) e as vagas são limitadas.

Local das Inscrições: Igreja Nossa Senhora da Guia, Av Fernando Correa da Costa, 3342 - Coxipó - Cuiabá - MT, Telefone (65) 3627-2980.

Você precisa apenas levar a cópia dos documentos pessoais do casal.

O valor do investimento é de R$ 40,00 por casal, sendo no máximo 03 casais por grupo.

_________

Não existe época ideal para fazer os Encontros de Preparação para a Vida Matrimonial, porém é essencial que o casal participe antes da decisão do casamento. O Encontro oferece melhores resultados quando são realizado no inicio do noivado ou até mesmo antes dele, quando o casal de namorados firmes planeja noivar. 

Os encontros devem ajudar os noivos a optarem livre e conscientemente pelo sacramento do Matrimônio ou tomarem a decisão de adiar ou romper o relacionamento, caso concluam não estarem preparados ou não ser esta a vocação de um dos noivos ou mesmo do casal. 

O Papa Francisco, na Amoris Laetitia, nos orienta que a antecipação da preparação favorece o casal na identificação de incompatibilidades e riscos ao Matrimônio: 
“A preparação dos que já formalizaram o noivado, quando a comunidade paroquial consegue acompanhá-los com bom período de antecipação, deve dar lhes também a possibilidade de individuar incompatibilidades e riscos.” (AL, 209)

Mesm que o​​​​​ casal já vivem juntos e constituiram familias, também é importante participar dos encontros de preparação para a vida matrimonial. 

Quando a Igreja fala em se preparar para a vida matrimonial, não faz distinção entre os casais que moram e os que não moram juntos, do ponto de vista de catequese para o discernimento e preparação para o Matrimônio. De fato, todos estão na condição de noivos. O fato de viverem em união de fato ou possuírem o casamento civil, por si só, não reduz a necessidade de uma aprofundada catequese matrimonial que lhes ofereça conteúdo para reflexão e discernimento aprofundados. Neste aspecto, as celebrações comunitárias ou coletivas do Matrimônio, que oferecem excelentes oportunidades de regularização da vida sacramental, se destacam positivamente por flexibilizar e favorecer em diversos aspectos, mas não devem constituir, por via de regra, caminhos de flexibilização de uma preparação aprofundada como orienta a Igreja. 

Deixe seu comentário sobre essa matéria preenchendo os campos abaixo:







IMPORTANTE: O site Paróquia Guia Coxipó poderá retirar ou não aprovar, sem prévia notificação, comentários postados que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros, ou ainda assuntos que estejam fora do tema da matéria comentada.

Comentários (0)

Nenhum comentário realizado para esta notícia


Veja também