Comunidade Mazzarello

Dom Antônio Roberto Cavuto

Celebrante da Santa Missa na Mazzarello

Quarta-Feira, 13 de Janeiro de 2021 as 19:09

Filho de Antônio Cavuto e Rosália de Oliveira Cavuto.

Antônio Roberto Cavuto Ingressou no Seminário Menor dos Frades Capuchinhos, em Ouro Fino no ano de 1959; posteriormente no Noviciado em 1961 e emitiu os primeiros votos em 1962. Cursou a faculdade de Filosofia no Convento de Itambacuri, de 1962 a 1965; e a faculdade de Teologia no Instituto de Filosofia e Teologia de Belo Horizonte, de 1966 a 1969. No dia 24 de janeiro de 1971, em Espírito Santo do Pinhal, foi ordenado sacerdote.

Durante o seu ministério presbiteral exerceu diversas atividades: em 1972, foi vigário paroquial e vice-diretor dos postulantes, em Uberaba; participou do Curso de Franciscanismo em Petrópolis, em 1973; foi vice-mestre de noviços, em Belo Horizonte, em 1974 foi mestre, a partir de 1975, sendo, também, guardião do Convento Nossa Senhora do Rosário de Pompéia.

Em 1977 foi eleito Vice-Provincial da Vice-Província dos Capuchinhos de Minas Gerais. Sendo criada, em 1980, a Província dos Capuchinhos de Minas Gerais, foi eleito Ministro Provincial, sendo reeleito em 1983; foram guardião e pároco em Patos de Minas, de 1987 a 1993; nos anos de 1994 e 1995 foi diretor dos Formandos do Pós-Noviciado, em Belo Horizonte; assumiu o serviço de guardião e pároco no Convento e Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Pompéia nos anos de 1996 a 2001, sendo também Definidor Provincial e Vigário Forâneo.

De 2002 a 2004 foi guardião, vigário paroquial, pároco e membro do Conselho Presbiteral em Uberlândia. Em 2005 foi transferido para Belo Horizonte, onde estava exercendo as funções de Vice-Provincial dos Capuchinhos de Minas Gerais; foi pároco, vigário da Fraternidade, vice-diretor dos Formandos do Pós-Noviciado, Assistente da Ordem Franciscana Secular e Vigário Furando.

No dia 25 de maio de 2005 o Papa Bento XVI o nomeou bispo da Diocese de Itapipoca[1]. Foi ordenado bispo no dia dois de julho do mesmo ano, em Belo Horizonte, pelo Cardeal Dom Serafim Fernandes de AraújoArcebispo Emérito de Belo Horizonte.

Essa e um pouquinho da biografia do Arcebispo Emérito de Itapipoca / CE Dom Antônio Roberto Cavuto que celebrou nossa missa no último domingo dia 03/01/2021 na Comunidade Santa Maria Domingas Mazzarello todos ficamos muito agraciados e agradecidos pela visita.