PARÓQUIA NOSSA
SENHORA DA GUIA

Santa Mª Domingas Mazzarello

“Pessoas que ajudaram a construir um sonho”. Segundo Padre Orosimbo de Paula

Dedico-me a escrever em parceria com Cleuza Maximo um breve histórico da comunidade... “Santa Madre Maria Domingas Mazzarello”

Foi com surpresa e grata satisfação que recebi a visita da senhora Cleuza em meu escritório na Paróquia São Gonçalo, e mais grata satisfação ao saber do motivo de sua visita: deixar registrado, para os que vierem depois, um relato dos inícios da comunidade. Homótipo da visita é que eu (Pe. Orosimbo de Paula) era o pároco da paróquia Nossa Senhora da Guia por ocasião da criação da mesma.

Estando pároco da já citada paróquia, fui procurado por ministros a sagrada eucaristia da comunidade Santa Maria Goretti numa ocasião de enchente no bairro Parque Geórgia, manifestando o desejo de ajuda – Luiz em suas necessidades mais emergentes. Além dos ministros da eucaristia foram envolvidos os “vicentinos” com o auxílio alimentação, remédios vestuários. Esse trabalho aos poucos foi se aprofundando até o ponto de muitos virem participar das celebrações na comunidade “Maria Goretti”

Aos poucos sentimos a necessidade de dar um passo a mais, não apenas as visitas esporádicas, ou os auxílios materiais. Desejávamos criar uma comunidade de fé, visto que várias pessoas do bairro estavam vindas participar da “Goretti”

Mas havia um impasse: o bairro pertencia territorialmente à Paróquia Nossa Senhora Aparecida, numa conversa com Frei Alceu e Frei Eliseu da Paróquia Aparecida comentei com eles que estava desenvolvendo um trabalho no Parque Geórgia, disseram que não havia problemas e que podíamos continuar.

Com o primeiro impasse vencido contratamos o senhor Antônio Dorileo e a sua esposa Ecelise, os dois aceitaram a missão de cuidar da comunidade do Parque Geórgia.

Ao saber da ajuda recebida a comunidade Maria Goretti aceitou de bom grado que mais pessoas iriam colaborar com as atividades.

Não mais seriam celebrações mensais, mas semanais, inicialmente com a presença de ministros, como já fazia com outras comunidades (São Miguel e Santa Marta, Nossa Senhora Aparecida). As missa acontecia durante a semana, uma vez por mês fazendo rodízio.

Com o auxílio e a presença afetiva dos ministros Antônio e Ecelise, juntaram-se a eles a comunidade do noviciado da inspetoria Nossa Senhora da Paz, sob a orientação e animação alegre e contagiante da irmã Abília, as noviças e assim começaram a se ocupar nos fins de semana de atividades de evangelização e laser para as crianças e jovens da comunidade e no fim do dia a celebração, seja da eucaristia ou da palavra, contando também com a presença do Pe. Robson Calegaro.

Destacamos também a presença querida neste início do Pe Guilherme Morales que alternadamente com o Pe. Roberson prestavam serviços relevantes à comunidade.

Esse encontro acontecia nas casas e na caixa d’água do bairro, depois de um tempo surgiu à oportunidade de adquirirmos um terreno, talvez não muito bem localizado, mas foi o que a providencia nos havia reservado.

Para a aquisição do terreno muitas pessoas colaboraram, família, leigos e pessoas engajadas na comunidade Nossa Senhora da Guia, não posso deixar de destacar a contribuição efetiva dos Salesianos as do Colégio Sagrado Coração de Jesus.

Lembro das missas rezadas no terreno, lembro na inauguração do piso onde se estendia a lona para rezarmos, lembro de uma celebração no natal, com chuva, vento, e mesmo com pouca estrutura estávamos muito felizes. Num espaço de tempo eu tive que sair, tive que ir embora, lembra-me que recebi uma ligação do Pe. Humberto Angeloni, perguntando sobre a quem pertencia à comunidade respondi a ele que pertencia a Paróquia Nossa Senhora da Guia, mesmo que originalmente houvesse pertencido a Nossa Senhora Aparecida, disse que a comunidade foi criada, acompanhada, alimentada espiritualmente pela Paróquia da Guia, e que o terreno havia sido comprado por leigos religiosos e religiosas ligados a Guia.

Depois dessas informações ele tomou a decisão de construir o templo. Quanto ao nome, digo que desde pequeno (doze anos de idade, quando entrei no seminário Salesiano em campo grande) e li pela primeira vez a vida de Mazzarello, senti um carinho muito grande por ela, e então disse a mim mesmo que um dia se tivesse a oportunidade construiria uma comunidade de fé sob seu patrocínio, e como Cuiabá primeira presença Salesiana no Mato Grosso não tinha uma igreja dedicada a ela, tomei a iniciativa de colocar o nome Madre Mazzarello.

Essa igreja a ela dedicada é minha gratidão às irmãs salesianas pela maravilhas realizadas em parceria com os salesianos no trabalho evangelizador educacional e social no Mato Grosso. Agradeço a participação ativa e efetiva da irmã Otila, ela foi grande instrumento de Deus na vida dessa comunidade, principalmente depois da saída de irmã Abilia e da minha transferência para Campo Grande, com certeza ela assumiu como salesiano, líder religiosa as atividades nesta comunidade.

Nessa caminhada acredito que os ministros Ecelise e Antõnio Dorileo, Joelsom e Ana, Professor Zito, abraçaram a comunidade de uma forma fora do comum e de tirar o chapéu, eles pra mim foram os responsáveis por hoje a comunidade estar de pé.

Deus queria esta igreja de pé, os sacrifícios foram muito, mas o terreno foi preparado, depois veio a construção, com ajuda do Padre Humberto Geronimo(italiano) que esteve antes de mim. (Sacerdote que não pode ser esquecido pela comunidade). O Padre Scott ajudou a finalizar a obra.

- Um comprou o terreno e criou a comunidade;
- Outro construiu a igreja de pedra;
- E o terceiro um grande pastoralista, dando consistência, forma, preocupando-se em melhorar a comunidade.

Os três juntos foram.

Pároco Pe. Orozimbo de Paula Cuiabá, 25 de julho de 2017

Coordenadora: Anadil Soares Costa
Telefone: (65) 99603-1567 – E-mail: anadilsoarescost@gmail.com

Administradora: Sem representante

Secretaria: Solange dos Santos Silva Amorim
Telefone: (65) 99229-9779 – E-mail: solcbafla@gmail.com

Pastoral Juvenil: Juliovando de Castro Rocha e Carlos Eduardo
Telefone: (69) 99377-5126/ (65) 9999-6696
E-mail:juliocasrocha1234@gmail.com
 

Pastoral da Comunicação: Cleusa Maria Maxino
Telefone: (65) 99607-8383 – E-mail: teda4maximo7@gmail.com

Pastoral da Catequese: Maria Dalva da Silva Neris
Telefone: (65) 99231-3901

Pastoral da Liturgia: José Antônio Aparecido Regis Lins
Telefone: (65) 984791689 – E-mail: josefy.ja@gmail.com

Pastoral Social: Ana Batista de Albuquerque Nogueira da Costa
Telefone: (65) 99604-8449

Pastoral Familiar: Dioclecio Dultra Ferreira e Maria do Rosário Ribeiro dos Santos
Telefone: (65) 992752416 / Telefone: 65 99279-9936

Pastoral Dízimo: Pedro Castro Rocha
Telefone: (65) 99224-4574 - E-mail:pedrocorinthiano2925@gmail.com

Ministros:
Sérgio Tel:65 99682-6253
Marlene Tel:65 99278-5375
Maria Dalva Tel:65 99231-3901

Coroinhas e Acólitos
Flávio Augusto Tel:65 99229-9779 (mãe)
JorgeTel:65 98401-0421
Pedro Ricardo Tel:65 99279-9936 (mãe)
Jheniffer Rodrigues Lima Tel:65 99641-2894
Juliovando de Castro Rocha Tel:69 99377-5126

Domingos às 09hs

*Cada domingo uma pastoral fica responsável pela liturgia da missa

* Todo domingo após as missa: Venda de Pastel 

 

Primeiro Domingo - Pastoral Juvenil (Missa especial dos jovens)

Segundo Domingo - Pastoral do Dizimo (Explanando a importância de ser dizimista)

Terceiro Domingo - Pastoral Familiar e Social (Intensificando a campanha do quilo)

Quarto Domingo - Pastoral da Catequese (Envolvendo catequista e catequisando)

Quinto Domingo (se houver) - Todas as Pastorais

 

Última Terça-feira do mês às 19h30

*Missa em honra a Nossa Senhora Auxiliadora e saúde dos enfermos com adoração e bênçãos dos objetos de devoção.

 

Terço  - Todos os dias às 06h30 na capela

Adoração - Primeira Quinta do mês às 19h30

Cenáculo - Quartas às 19h30 “nas residências”

Grupo de jovens JUCIM (Jovem Unidos em Cristo pela Interseção de Mazzarelo) - Domingo às 10h (após a missa)

Bazar - Mensal sem data definida

Batismo - Último domingo do mês

Catequese

* Sábado das 08h30 às 10hs (sementinha e catequese de jovens)

* Domingo às 07h30 (catequese adulto)

* Domingo às 08hs (crisma)

Rua Capanema s/n Bairro Parque Geórgia CEP 78085-520

Mídia Social: https://www.facebook.com/profile.php?id=100017658940339